sexta-feira, 1 de março de 2013

SAIBA COMO FICARÁ A IGREJA DURANTE O PERÍODO QUE ANTECEDE O CONCLAVE

 Bento XVI deixa a sacada após proferir mensagem para fiéis no Castel Gandolfo (Foto: Alessandra Tarantino/AP)

Com a renúncia do Papa Bento XVI, que passou a valer a partir de 20h desta quinta-feira (28), 16h no horário de Brasília, a Igreja Católia fica sem um líder, no período conhecido como Sé Vacante. Esse intervalo termina com a eleição do novo pontífice pelo Colégio de Cardeais, o conclave, que ainda não tem data marcada.
Bento XVI, de 85 anos, anunciou surpreendentemente ao mundo, em 11 de fevereiro, que renunciaria. Hoje, o alemão deixou o Vaticano de helicóptero em direção a Castel Gandolfo, residência papal de verão, que fica a 30 quilômetros da Santa Sé, onde disse que não é mais pontífice, "mas um simples peregrino encerrando seu caminho nesta terra".

Ele vai passar as próximas semanas no local, enquanto o conclave escolhe seu sucessor, e em aproximadamente dois meses voltará ao Vaticano para levar vida contemplativa em um mosteiro.

De acordo com especialistas em Vaticano ouvidos pelo G1, entre a efetivação da renúncia e o início da votação dos cardeais há um grande movimento interno no Vaticano para decidir detalhes sobre o conclave, além de uma articulação velada para debater o destino dos votos.
Nesta sexta (1º), no primeiro dia de Bento XVI como Papa Emérito, o cardeal Angelo Sodano, decano do Colégio Cardinalício, enviará formalmente a convocação para que cardeais sigam até Roma para o conclave. Feito isso, os cardeais já podem começar a se reunir para refletir sobre a votação. A previsão é de que 115 cardeais participem da sucessão – aptos a votar e a receber votos.

Dom Geraldo Majella Agnelo, cardeal arcebispo emérito de Salvador, disse que na próxima segunda-feira (4), às 9h30 (13h30, horário de Brasília), acontecerá a primeira reunião do Colégio de Cardeais para decidir detalhes sobre o conclave.

A grande dúvida, segundo ele, é saber se a votação será adiantada, possibilidade que se tornou viável após alteração do Código Canônico feita por Bento XVI, na última segunda (25) possibilitando que os cardeais possam iniciar o conclave antes do prazo anteriormente estipulado para escolha do novo Papa, de 15 dias após a morte ou renúncia de um pontífice.

Nenhum comentário: