sábado, 19 de maio de 2012

CHELSEA VENCE BAYERN NOS PÊNALTIS CONQUISTANDO O TÍTULO INÉDITO DA LIGA E É O NOVO DONO DA EUROPA


Jogadores do Chelsea erguem a taça (Foto: Reuters)
O Chelsea, enfim, conquistou a Europa. Foi sofrido, como toda a campanha, na base do sufoco, contrariando prognósticos, mas os ingleses bateram o Bayern de Munique, em plena Allianz Arena, neste sábado, e ganharam a Liga dos Campeões pela primeira vez. A vitória veio nos pênaltis, de virada, pelo placar de 4 a 3, após 1 a 1 nos 120 minutos de bola rolando. Robben, que desperdiçou uma cobrança da marca da cal na prorrogação, Olic e Schweinsteiger foram os vilões alemães, enquanto Didier Drogba e o goleiro Petr Cech, é claro, se consagraram no inédito título dos Blues.
É inevitável não fazer uma ligação com a decisão de 2008, quando o Chelsea caiu também nas penalidades para o rival Manchester United. Em uma Moscou chuvosa, Terry escorregou na cobrança que garantiria a taça. Os Diabos Vermelhos levaram, mas os chamados Deuses do Futebol não deixaram que acontecesse novamente. Dessa vez, depois de Cech brilhar e defender três cobranças no total, Drogba deslocou um também heróico Neuer para decretar a festa dos cerca de 17 mil torcedores ingleses presentes no estádio e enterrar um fantasma recente.
David Luiz e Mario Gomez na final da Liga dos Campeões entre Bayern e Chelsea (Foto: AP)
O título foi conquistado em uma partida que retratou com fidelidade o que foi a campanha dos Blues na competição: quando todo mundo achava que não ia dar, deu. Após o gol de Müller, aos 37 minutos do segundo tempo, os alemães chegaram a ensaiar um festa em casa, mas foram calados por Drogba, após escanteio, aos 43. Já no início da prorrogação, pênalti para os donos da casa defendido por Cech. Por fim, nas penalidades, Juan Mata perdeu a primeira cobrança inglesa e viu Petr Cech, com defesas em chutes de Olic e Schweinsteiger, se tornar herói.
Durante toda a competição foi assim. Primeiro, na última partida da fase de grupos, quando vencer o Valencia era a única opção. Em seguida, nas oitavas diante do Napoli, o 4 a 1 em uma prorrogação no Stamford Bridge confirmou uma virada de um time com técnico recém-demitido e derrotado por 3 a 1 no jogo de ida. Na semifinal, depois de passar pelo Benfica, os Blues contrariaram o mundo ao baterem o poderoso Barcelona. O russo Roman Abramovich, que levantou a taça na festa, já pode gritar para o mundo: seus milhões tornaram o Chelsea um grande europeu.
Bastian Schweinsteiger na final da Liga dos Campeões entre Bayern e Chelsea (Foto: Reuters)
Ao Bayern restou a frustração de repetir o Roma, que em 1984 também perdeu a final continental em seu estádio - o Real Madrid de 1957 e o Inter de Milão de 1965 foram os únicos a conseguirem dar a volta olímpica em casa. Essa também foi a segunda derrota em uma decisão de Champions em três anos - em 2010 o algoz foi o Inter de Milão, no Santiago Bernabéu, em derrota por 2 a 0 no tempo normal.
Além disso, os bávaros poderiam se juntar ao Liverpool como o terceiro maior campeão europeu, com cinco taças. Contudo, acabaram igualando Juventus e Benfica na lista de times que mais vezes foram vice, com cinco decisões perdidas (1982, 1987, 1999, 2010 e 2012).

Nenhum comentário: