sexta-feira, 23 de março de 2012

CONEXÃO VERDE: ENERGIA SUSTENTÁVEL, UM DESAFIO



O CONEXÃO VERDE DE HOJE DESTACA UM DOS MAIORES DESAFIOS NO PLANETA NA ATUALIDADE A UTILIZAÇÃO DA ENERGIA LIMPA E RENOVÁVEL, MAIS CONHECIDA COMO ENERGIA SUSTENTÁVEL, ACOMPANHE:

Uma pessoa em cada cinco no planeta ainda não tem acesso à eletricidade. Cerca de 3 bilhões dependem de madeira, carvão e resíduos animais para cozinhar e se aquecer. Essa situação é injusta e insustentável em uma economia global que pretende evoluir para uma economia verde, caminho esse a ser ‘definido’ durante a RIO+20. Aí está, então, o primeiro link entre iniquidade/pobreza e o tema da ONU para 2012 como o “Ano Internacional de Energia Sustentável para Todos”.
 
Outra razão a mais para se buscar “Energia Sustentável para Todos” é a nossa excessiva dependência energética baseada em combustíveis fósseis, uma das principais causas para a emissão de gases de efeito estufa (GEE), e consequentemente, o aquecimento do planeta. Lembrando aqui que as mudanças climáticas afetam mais severamente os países em desenvolvimento – incluindo o Brasil.
Uma matriz energética que seja sustentável e mais acessível, limpa e eficiente vem sendo, então, apontada como essencial para lidar com esses dois desafios – diminuir a  injustiça social e combater as mudanças climáticas – já que:
  • Oferece novas oportunidades de crescimento em períodos de crise econômica
  • Permite o crescimento de empresas, ao mesmo tempo em que gera empregos e cria novos mercados
  • Milhões de crianças podem estudar à noite
  • Muda para melhor o estilo de vida de bilhões de pessoas
  • Protege o meio ambiente
A iniciativa da ONU de “Energia Sustentável para Todos” visa uma mobilização global urgente, envolvendo empresários, governos, investidores, grupos comunitários e cientistas, como o objetivo de, até 2030:
  • Assegurar o acesso universal a serviços energéticos modernos
  • Duplicar a taxa de melhoria de eficiência energética
  • Duplicar a quota das energias renováveis dentro da matriz energética global

Durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a RIO+20, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, irá sugerir a criação de uma Convenção de Energia Sustentável, convidando todos os atores envolvidos ​​a anunciar seus compromissos de apoio a uma Agenda de Ação visando impulsionar mudanças em direção a um futuro energético sustentável.

Nenhum comentário: