quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

MOMENTO SAÚDE: SMARTPHONES ESTÃO ESTRESSANDOS AS PESSOAS, SEGUNDO ESTUDO


Os níveis de stress entre os usuários de smartphones tornaram-se tão altos que alguns deles começaram a sentir “vibrações fantasmas” de mensagens de texto (SMS) não-existentes, sugere uma nova pesquisa da Universidade de Worcester, no Reino Unido.
Para isso, o psicólogo local Richard Balding conduziu testes em 100 trabalhadores e estudantes voluntários. A pesquisa revelou que as pessoas que checavam seus smartphones com mais frequência têm maior possibilidade de sofrer de estresse emocional.
Isso foi particularmente verdadeiro quando os telefones estavam sendo usados no ambiente de trabalho, com os usuários se sentindo sob pressão para verificar as mensagens de modo a ficar atualizados com o fluxo de trabalho.
No pior caso, à medida que os níveis de estresse aumentavam, os trabalhadores checavam seus telefones com cada vez mais frequência, criando um ciclo negativo no qual alguns deles até começaram acreditar que seus aparelhos estavam recebendo alertas, inexistentes na verdade.
Leia mais: Facebook pode tornar adolescentes mais vulneráveis a ansiedade e depressão
As conclusões sobre os níveis de estresse – lançadas antes de uma apresentação que será realizada nesta semana pela British Psychological – aparentemente são verdadeiras, independentemente da profissão das pessoas. O simples fato de usar um smartphone extensivamente para fins profissionais foi o fator comum nos casos.
“O uso de smartphones está aumentando a uma taxa rápida e nós provavelmente veremos um aumentado associado em estresse com origem nas redes sociais”, disse Balding, segundo reportagem da Press Association. “As organizações não vão crescer se os seus funcionários estiverem estressados, sem consideração pela causa disso, por isso é do interesse delas encorajar os trabalhadores a desligarem seus telefones; diminuir o número e e-mails profissionais enviados e lidos fora do horário comercial, e reduzir a tentação das pessoas de checarem seus aparelhos.”
A invasão dos smartphones de trabalho na vida pessoal dos funcionários é um fenômeno já estabelecido. Uma pesquisa de 2009 descobriu que 1/3 das pessoas usava os aparelhos com essa finalidade. Além disso, 43% dos entrevistados disse que seus aparelhos tornaram suas vidas mais estressantes.

Nenhum comentário: